twitter
    Siga @amanaiara no twitter :)

História Da Cidade

História

Segundo a lenda popular e sustentado em poucos registros,a história de Reriutaba começa quando os índios reriús decidem se estabelecer na região.Os reriús eram nômades do grupo tapúia e provavelmente habitavam a região que vai desde as margens do rio Acaraú até a Chapada da Ibiapaba.Acredita se que sua extinção se deve aos conflitos com os índios tabajaras.Outros porem acreditam que não passa de histórias,pois na etimologia,Reriutaba significa "terra dos comedores de ostra",e o município se encontra em uma depressão. Já a sua história política inicía em 1923 quando Agrípio Teodoro Soares é nomeado primeiro prefeito,sendo desmembrada do município de Guaraciaba do Norte e adotando o nome de Santa Cruz. A cisão mais recente se dá quando o distrito de Varjota separa se politicamente em 1984.

Geografia

Localiza-se na microrregião de Ipu, mesorregião do Noroeste Cearense Sua população estimada em 2004 era de 23.235 habitantes. A sua extensão é de 366 km². Foi criado em 1923. O nome Reriutaba é em alusão aos índios Reriús, antigos habitantes da região.
Um dos acessos para Reriutaba a partir de Fortaleza é pela BR-020 até o município de Canindé, seguir pela CE-257 até o município de Santa Quitéria e de lá seguir pela CE-366 até Reriutaba passando pelo município de Varjota. Este trajeto tem a extensão de aproximadamente 300 km e tempo aproximado de 3h.